Leia Mais 1

Valvulas1Todo mundo já sabe: quando o assunto é veículo, a segurança deve ser colocada em primeiro lugar. E quando o assunto é segurança, a primeira palavra que vem na cabeça é sistema de freios em ordem. Em veículos pesados, como caminhões e ônibus, o sistema de freios utilizado é diferente dos automóveis de passeio, pois precisa de uma eficiência muito maior de atuação, afinal carregam muito mais peso, seja de carga ou de passageiros.

Os sistemas são bastante semelhantes entre os que existem no mercado e funcionam da mesma maneira na maioria dos veículos pesados. As melhores marcas fornecedoras do sistema para montadoras e de componentes para eventuais reparos e manutenção são a Knorr-Bremse e a Wabco.

O funcionamento do sistema acontece da seguinte maneira: o compressor comprime o ar e o envia para o regulador de pressão, que controla a pressão de trabalho do sistema, jogando para a atmosfera o excesso produzido pelo compressor. Em seguida, a pressão regulada é distribuída para os quatro circuitos independentes através da válvula de proteção de 4 circuitos.

canada drug stores Peças Di FreiosA distribuição do ar comprimido é feita separadamente, uma via é destinada para os freios traseiros, outra para os freios dianteiros, uma outra para o de estacionamento e uma saída para acessórios, que incluem freio motor e buzina. Isso impede que o sistema fique completamente sem assistência quando uma das vias apresenta avarias. Se vazar ar de uma das saídas, as outras serão bloqueadas evitando perda de pressão em todo o circuito de freio. A válvula de proteção de quatro vias, para aumentar a segurança, prioriza o carregamento dos circuitos de freio de serviço dianteiro e traseiro e acessórios e por último o freio de estacionamento, evitando a saída do veículo sem ar comprimido nestes circuitos.

O circuito de freio de serviço é um circuito chamado de duplo, na qual ar fica retido na alimentação da válvula de comando e só é liberado quando o pedal do freio é ativado. Se ocorrer queda de pressão no circuito dianteiro o traseiro continuará funcionando normalmente. Quando o motorista retira o pé do pedal de freio o ar que foi utilizado é jogado na atmosfera através da descarga e simultaneamente o compressor está repondo o ar consumido pelo sistema de freio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*